Acontece nesta sexta-feira (8), o lançamento do Hola Rio!, primeiro festival carioca na cidade

Nesta sexta-feira, 8 de setembro, às 12h30, acontecerá a apresentação à mídia e aos convidados da primeira edição do festival ¡Hola Rio!, na Casa de América (Plaza de Cibeles S/N, Madrid).

Os palestrantes serão Enrique Ojeda, Diretor Geral da Casa de América; Orlando Leite Ribeiro, embaixador do Brasil em Madri; Danielle Barros, Secretária de Estado da Cultura do Rio de Janeiro; Paulo Victor Feitosa, CEO da Cinco Elementos Produções; e Antonio Florencio de Queiroz Jr, presidente da Fecomercio-RJ, entre outras autoridades. O evento é moderado por Javier Fernaud, Coordenador de Comunicação da Casa de América. Após a apresentação, o trio musical da Rua das Pretas realizará um pequeno concerto e será oferecido um coquetel aos presentes.

O festival acontece de 8 de setembro a 7 de outubro, traz a Madri a riqueza da produção artística carioca: mais de 30 apresentações de teatro, dança e música, além de exposições e cinema que desembarcam na cidade tendo a Casa de América como protagonista sede oficial e organizadora, à qual se somam outros espaços na capital. Cerca de 150 artistas, empresários e produtores que são uma amostra da efervescência artística do Brasil participarão do evento.

A seleção de obras de dança reúne uma grande variedade de movimentos estéticos. Destaca-se a Focus Cia. de Dança, um dos grupos mais reconhecidos da cena dançante brasileira, que apresentará suas peças As Canções que Você Dançou para mim e Trupe. Também desembarcam em Madrid o Corpo de Dança do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Cia Dança 3-Andrea Raw, Karina Mendes, Bernardo Stumpf e Dinamo Danza. As coreografias serão exibidas dentro e fora de espaços cênicos convencionais, ocupando também a rua com apresentações ao ar livre.

Na mostra de teatro, o festival aposta em obras criadas a partir de obras de grandes nomes da literatura brasileira, como o folclorista Câmara Cascudo e o escritor Ariano Suassuna. A atuação também estará presente no programa, abordando temas delicados como a questão ambiental. Algumas das companhias e artistas convidados são Os Ciclomáticos Companhia de Teatro, Maria Eduarda Maia Pinheiro e Allegra Ceccarelli.

Além disso, o público madrileno poderá sentir de perto a experiência do samba e da bossa nova, além do funk de favela. Você também poderá desfrutar de referências musicais da região amazônica e do Nordeste brasileiro. O festival conta com expoentes relevantes da cena musical carioca como a artista Teresa Cristina e os grupos Ordinarius, Luisa Lacerda e Quarteto Geral, Donna Lolla e Mundiá Carimbó.

Nas artes visuais, Alô Rio! oferece exposição coletiva com obras de ícones do centenário Movimento Modernista Brasileiro: Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues. As gravuras da exposição “Notícias do Brasil” retratam o país através de suas festas de rua, de sua boemia e de sua cultura popular. A presença da arte urbana contemporânea também se destaca na programação com “Céu na Terra”, intervenção inédita de Toz Viana na Galeria Guayasamín, na Casa de América, em que o artista faz uma pintura simulando um céu azul com nuvens brancas que preenche todo o espaço da sala. No chão, espelhos refletem a pintura.

Os filmes da mostra cinematográfica, que serão exibidos na Sala Ibéria da Casa de América, incluem documentários e narrativas ficcionais produzidos por mulheres, negros e pessoas LGBTI+ de diversos pontos do Rio, que contribuem em suas produções com olhares e temáticas cortes de uma produção audiovisual fora dos eixos principais.

¡Hola Río! es una realización de Casa de América, el Servicio Social de Comercio de Río de Janeiro (SESC RJ) y el Gobierno del Estado de Río de Janeiro, a través de la Secretaría de Cultura y Economía Creativa (SECEC), co-realización del Ayuntamiento de Madrid y programa 21distritos, apoyo institucional de la Embajada de Brasil en Madrid y producción ejecutiva de Cinco Elementos Produções. 

invitacion

SERVIÇO

Lançamento institucional
DIA: 8 de setembro de 2023
HORÁRIO: 12h30
LUGAR: Casa de América (Plaza de Cibeles s/n, Madrid)

Para jornalistas, é imprescindível o credenciamento prévio em [email protected]