Em parceria com o IDARTES, as artes urbanas apresentarão o melhor do grafite fluminense na temporada Hola Rio Colombia 2024. Os artistas Bruno Lyfe, Cazé, Jeff Seon, Pablo Malafaia e Toz Viana se unirão a cinco artistas colombianos para um projeto de colaboração e intervenção urbana em Bogotá e no Rio de Janeiro. Cada dupla de artistas criará um mural em cada uma das duas cidades, deixando um legado de intercâmbio na arte urbana da América Latina. A etapa colombiana ocorrerá em outubro, enquanto a etapa carioca embelezará cinco muros do Rio de Janeiro em novembro de 2024. A temporada Hola Rio Colombia 2024 celebra a força e a criatividade da arte urbana e seus artistas
21 a 29 de outubro – criação e desenvolvimento dos murais em ruas a definir em Bogotá
30 de outubro – conversa com artistas na galeria do IDARTES
Novembro 2024 – criação e desenvolvimento dos murais em ruas a definir no Rio de Janeiro
Colaboração em Arte Urbana
Outubro e Novembro
Bogotá e Rio de Janeiro
O artista Toz Viana dedica-se há mais de 25 anos ao graffiti, arte urbana e contemporânea, produzindo obras em múltiplos suportes, como telas, esculturas, murais, empenas de prédios e instalações, também é reconhecido pelos trabalhos em formatos monumentais. Influenciado por cartunistas como Angeli e Laerte, na Pop Art de Andy Warhol e no movimento Hip Hop, suas obras podem ser vistas em ruas e muros de cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Madrid, Paris, Zurich, Hong Kong, entre outras.
Bruno Lyfe (Rio de Janeiro, 1991). Vive e trabalha em Ramos, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro. Em 2018 se formou na Escola de Belas Artes da UFRJ no curso de Pintura, e em 2023 na Elã, escola livre de Artes do Galpão Bela Maré.
Possui linguagem plástica onde a linha e a forma se impõem em associação com intensos cromatismos, sobreposições e justaposições de elementos numa multiplicidade de acontecimentos onde figura e fundo se transbordam, criando em suas obras uma espécie de colagem.
Pablo Malafaia é artista urbano e visual, com formação em Design Gráfico pelo IFF. Nasceu, vive e trabalha em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense RJ. Em seu trabalho, destaca-se o uso de técnicas mistas, abarcando stencil, grafite, colagem e acrílica. Com base em questões de território, identidade e pertencimento, cria uma atmosfera especial e familiar, sobretudo a partir de ambientes em que está inserido e faz parte. Em 2024, Malafaia conquistou o primeiro lugar no edital LPG – Apoio às Artes Visuais com “Ainda Falo de Pessoas e Lugares que Não Conheço” e também participou da primeira exposição de artistas negros de Campos dos Goytacazes intitulada “Nuances”.
Jeff Seon é conhecido por seus grafites e murais que abordam temas sociais e culturais. Suas obras incluem um mural no AquaRio, um grafite na zona portuária do Rio no projeto Cores do Brasil e a participação de um mural de 300m² no projeto Zona de Arte Urbana (ZAU). Jeff estreia sua primeira exposição individual e já participou de exposições coletivas em espaços como EAV, A Gentil Carioca, MAR e MUHCAB. Além de artista, é produtor e professor de artes, tendo recebido prêmios como “Sua Arte Aproxima” da Microsoft em 2021 e “A Arte do Debate Cultural na Favela” pelo Edital FOCA em 2022. Em 2023, foi contemplado por dois editais da Lei Paulo Gustavo e pelo Edital SESC Pulsar.
Cazé (Rio de Janeiro, 1987) é artista visual e muralista. Pesquisa as “biografias urbanas” dos territórios que está presente, de modo a criar narrativas a partir de registros autorais, valorizando atores sociais e histórias que são tradicionalmente preteridas e silenciadas. O artista reúne trabalhos pelo Brasil e ao redor do mundo, em países como Guiné-Bissau, Portugal, França, Inglaterra, Alemanha e Equador. É também co-realizador de NegroMuro, projeto que atua no mapeamento da memória negra através da arte urbana.