Atotô
O Terreiro das Artes Casa Cabocla é fundado pelo amazonense Fábio Costta, pela carioca Sara Hana e por uma ancestralidade que aponta os caminhos a serem seguidos.
“AtoTÔ!” é o primeiro trabalho do TACC e se apropria das poéticas dos terreiros afro-brasileiros na construção de suas narrativas cênicas. Nosso palco é o espaço mais democrático existente na terra: A Rua! São nas encruzilhadas e praças que inauguramos a roda e estabelecemos o contato com a cidade, com as pessoas e com o mundo.
Fábio Costta é ator-bailarino-diretor-
Sara Hana é multiartista, cria do subúrbio carioca, licenciada em dança pela FAV e há 20 anos atua como intérprete criadora em música dança teatro circo e cinema. Indicada melhor atriz em papel protagonista ao 7º Prêmio CBTIJ de teatro infanto-juvenil em 2022. Encontra-se em temporada no musical épico “Viva o Povo Brasileiro”que tem trilha original assinada por Chico César.
BIO
Sara Hana é uma multiartista que atua como intérprete criadora em música, dança, teatro, circo e cinema. Começou sua carreira na Cia. Rubens Barbot Teatro de Dança, a primeira companhia negra de dança contemporânea do Rio de Janeiro, em 2007. Fez parte da Grande Cia. de Mystérios e Novidades por 11 anos e já trabalhou com diretores renomados como Marcus Galiña e André Paes Leme. Recentemente, destacou-se como atriz no espetáculo “Oriri – A Ancestralidade Iluminando o Picadeiro” (São Paulo, 2023) e como realizadora do espetáculo “AtoTÔ!” (Rio de Janeiro, 2023). Também atuou no espetáculo “Viva o Povo Brasileiro” em apresentações no Rio de Janeiro e São Paulo (2023/2024).
Fábio Costta é um artista amazonense de 39 anos, com uma trajetória marcada por sua versatilidade como ator, dançarino, performer e bixa-macumbeira. Criador e diretor do projeto “Corpo Macumba” (2018-2023), Fábio também integrou a Cia. de Mystérios e Novidades (2009-2019). Foi pesquisador, preparador corporal e assistente de direção no Laboratório de Linguagens do Corpo da UFRJ (2011-2018). Em 2014, apresentou sua performance “Eu, Hermafrodita” no Festival Universitaire International de Danse et Arts du Mouvement em Lyon, França. Em 2023, atuou como preparador corporal e ator no espetáculo “Oriri – A Ancestralidade Iluminando o Picadeiro” e como realizador do espetáculo “AtoTÔ!” (Rio de Janeiro).
Festival Internacional de Artes Vivas – FIAV Bogotá
Bogotá
12 de Outubro – 11:00 am
13 de Outubro – 3:00 pm
AtoTô
Terreiro das Artes Casa Cabocla
TEATRO