¡Hola Rio!: Música e audiovisual são destaques da programação desta semana

‘As canções que você dançou pra mim’, dirigida por Alex Neoral, se inspira no trabalho do popular cantor Roberto Carlos. A montagem foi um sucesso retumbante no Brasil, onde foi selecionada como um dos melhores espetáculos do ano pelo jornal O Globo e pelo Guia da Folha de São Paulo. A companhia Focus é uma referência na renovação da dança contemporânea brasileira e um dos grupos mais internacionais do país. O festival ¡Hola Rio! também apresenta esta semana os trabalhos de Allegra Ceccarelli, Cia Trio Cultural, Bernardo Stumpf, Hugo Oliveira, Luana Bezerra, Luciana Monnerat e Thiago de Souza, entre outros. Além disso, no domingo, 18 de setembro, começa na Casa de América a Mostra de Cinema ‘Territorio do Rio de Janeiro’, e continuam em cartaz as exposições ‘Céu na Terra’ e ‘Notícias do Brasil’.

Criada pelo diretor artístico Alex Neoral e pela gerente Tati Garcías, a Focus Cia. de Dança é uma referência na renovação da dança contemporânea no Brasil. Ao longo de 23 anos, a companhia se destacou pela excelência técnica de seus bailarinos, bem como pela originalidade temática de suas coreografias. Seus trabalhos, que já passaram pela Europa e América, têm mais de um milhão de espectadores. Nos dias 14 e 15 de setembro, eles apresentam na Casa de América, como parte do Festival ¡Hola Rio!, o espetáculo ‘As canções que você dançou pra mim’. Esta é a peça mais emblemática da companhia, um grande sucesso em seu país, onde foi selecionada como um dos melhores espetáculos do ano pelo jornal O Globo e pelo Guia da Folha de São Paulo.

Iê-iê-iê (rock brasileiro), canções românticas e clássicos universais são protagonistas dessa coreografia que se inspira no trabalho de Roberto Carlos, um popular cantor brasileiro considerado o rei de uma geração. Para criar o espetáculo, a companhia revisita as décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990. A entrada para o espetáculo é gratuita até que a lotação seja alcançada.

O Festival ¡Hola Rio!, que acontece até 7 de outubro, traz para Madri a riqueza da produção artística do Rio de Janeiro: mais de 30 apresentações de teatro, dança e música, além de exposições e cinema, que chegam à cidade com a Casa de América como sede oficial, juntamente com outros espaços na capital, como o Centro Cultural Casa de Vacas, a Nave de Terneras e o Faro de Moncloa. Neste evento, que este ano celebra sua primeira edição, participarão cerca de 150 artistas, gestores e produtores, que representam a efervescência criativa do Brasil. ¡Hola Rio! deseja ser um encontro que celebra a diversidade das artes e da cultura, com uma programação que impulsiona o poder criativo de ambos os países por meio de experiências que conectam e transformam o público.

Nesta semana, sua programação também reúne artistas e companhias como a Cia Trio Cultural, que apresentará o espetáculo ‘Alma Brasileira’. Bernardo Stumpf, Hugo Oliveira, Luana Bezerra, Luciana Monnerat e Thiago de Souza apresentam “Dança”. Ambas as coreografias podem ser vistas no Centro Cultural Casa de Vacas nos dias 16 e 17 de setembro. Na programação teatral, destaca-se Allegra Ceccarelli com ‘Eu sou você’, em cartaz em 18 de setembro no Centro Cultural Casa de Vacas.

 

Nas artes visuais, ¡Hola Río! oferece uma mostra coletiva com obras de ícones do centenário Movimento Modernista Brasileiro: Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues. Os gravuras da exposição ‘Notícias do Brasil‘ retratam o país através de suas festas de rua, suas áreas boêmias e sua cultura popular. A presença da arte urbana contemporânea também se destaca na programação com ‘Céu na Terra‘, uma intervenção sem precedentes de Toz Viana na Galeria Guayasamín, na Casa de América, onde o artista cria uma pintura simulando um céu azul com nuvens brancas que preenche todo o espaço da sala. No chão, espelhos refletem a pintura.

Os filmes da mostra de cinema, que serão exibidos na Sala Iberia da Casa de América, incluem documentários e narrativas de ficção produzidos por mulheres, pessoas negras e pessoas LGBTI+ de diferentes partes do Rio, que trazem em suas realizações olhares e recortes temáticos de uma produção audiovisual fora dos grandes centros.

¡Hola Rio! é um festival organizado pelo Serviço Social do Comércio (SESC), pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC) e pela Casa de América, com produção executiva da Cinco Elementos Produções e o apoio da Embaixada do Brasil na Espanha. Colaboram também a Prefeitura de Madrid e o programa 21distritos.